Blog

Olhar que cura: o papel da Capela no Centro  Âncora

18/12/2023

Olhar que cura: o papel da Capela no Centro  Âncora

A capela é um espaço sagrado, destinado à prática da espiritualidade, é lugar de encontro com o nosso Pai e Criador.

Logo, a capela tem uma importância fundamental para a espiritualidade e para o ser humano como um todo, proporcionando um ambiente de paz e tranquilidade. E neste ambiente sagrado, não apenas nos conectamos com o Divino, mas temos a oportunidade de nos encontrar conosco mesmo, na verdade de quem somos.

A capela é um lugar onde é possível encontrar conforto, esperança e força para enfrentar os desafios da vida e da vocação. É um lugar onde podemos nos expressar livremente, sem julgamentos.

E ela pode ser encontrada em diferentes contextos fora da igreja, como em hospitais, escolas, empresas, residências, Comunidades Terapêuticas e em Centros de Revitalização, como o Centro Âncora.

Você não conhece ainda o Centro Âncora ou tem dúvidas a seu respeito? Então, antes de falar sobre a Capela no Centro Âncora, vamos conhecê-lo melhor!

A missão do Centro Âncora na vida religiosa e sacerdotal

O Centro Âncora é um centro de revitalização para sacerdotes e religiosos católicos, localizado em Pinhais, Paraná, Brasil, fundado em 2013 pela Irmã Adenise Somer. E o seu objetivo é proporcionar um espaço de acolhida, cuidado e restauração para esses pescadores de almas que enfrentam desafios em sua vida pessoal ou ministerial.

A Irmã Adenise afirma que o Centro Âncora nasceu de uma experiência do amor ao religioso, do amor ao sacerdote, com um cuidado especial a esta pessoa que se dedica ao serviço de Deus.

Logo, é um centro de referência nacional no cuidado de sacerdotes e religiosos e religiosas, que já acolheu mais de 200 vidas consagradas, vindos de todo o Brasil. Sendo assim, tem se tornado uma inspiração para outras iniciativas que trabalham pelo cuidado da saúde e da espiritualidade dos religiosos.

O Centro Âncora oferece um espaço de acolhimento e cuidado, onde a vida consagrada pode encontrar o apoio necessário para enfrentar os desafios de sua vida. Para isso, oferece um programa de:

Acolhimento: o Centro Âncora oferece um espaço de acolhida e escuta, onde os sacerdotes e religiosos podem se sentir seguros e apoiados.

Cuidado: o Centro Âncora oferece serviços de cuidado físico, emocional e espiritual. E isso com a finalidade de ajudar os sacerdotes, religiosos e religiosas a recuperar sua qualidade de vida e estar mais preparado para seus desafios.

Restauração: o Centro Âncora oferece programas de restauração, para ajudar os sacerdotes e religiosos a encontrarem um novo sentido em sua vida e missão.

Leia também: A missão formativa do Centro Âncora

A Capela no Centro Âncora

Costumamos dizer que a capela do Centro Âncora é o espaço mais especial da nossa casa. Afinal, ela foi projetada e pensada de um modo único, para que possa ser um local sagrado de acolhida, reencontro com a espiritualidade, de paz e de adoração, especialmente para a vida consagrada.

Contudo, dentro do Centro Âncora a capela tem um novo sentido. É um ambiente que pode ajudar o ancorino no seu processo de cura, de maneira individual, por meio da oração e do despojamento de si diante de Deus.

Além disso, na nossa programação, realizamos momentos comunitários, com a oração das laudes, terços, vésperas e Santa Missas, diariamente, além da adoração ao Santíssimo Sacramento.

Em nossa capela, temos o Sacrário e imagens de São José e Nossa Senhora da Rosa Mística.

Aproveite para ler: Psicologia e espiritualidade: Complementares no tratamento da saúde emocional

Os bons frutos do nosso trabalho

Ao longo dos anos, produzimos bons frutos ajudando na revitalização de muitas vidas consagradas e religiosas, como também já recebemos inúmeros testemunhos e depoimentos que nos fortalecem em nossa missão.

Sendo assim, aqui vamos compartilhar com você o relato do Bispo da Diocese de Patos de Minas – MG, Dom Frei Cláudio Nori Sturm. Ele diz: “Eu tenho um testemunho muito bonito, tenho sacerdotes que fizeram a experiência aí e foi muito bem-sucedida. Que Deus te abençoe e que Deus os proteja”.

O Bispo também relata: “Eu vejo que é um trabalho excelente que está sendo realizado e que já ajudou tantos sacerdotes e tantos religiosos(as)”. E então declara: “Meus parabéns à equipe do Centro Âncora. E que Deus os abençoe, que sejam sempre muito felizes e realizem este trabalho bonito de ajuda para com as pessoas, que precisam deste encontro, deste momento de revitalização de sua pessoa, para poder continuar o serviço do ministério e da Evangelização da Igreja, das Comunidades de onde estão servindo”.

Mais conteúdo para você: Centro Âncora: Quem é o ancorino?

Venha experimentar o olhar que cura na Capela do Centro Âncora

Se você é membro da Igreja de Cristo como sacerdote, religioso(a) e vive um processo de angústia, tem sinais de depressão, crises de ansiedade ou síndrome de Bournout venha para o Centro Âncora!

Ou se você é Superior de uma Ordem ou Congregação Religiosa ou responsável por uma diocese e percebe em seus irmãos estes tipos de sofrimento, ofereça esta oportunidade de ajuda.

O Centro Âncora está comprometido a ser um espaço de revitalização e cura oferecendo ajuda médica, psicológica e espiritual. Assim, em nossa equipe, contamos com psicólogos, médicos psiquiatras, assistente social, fisioterapeuta, educadora física e nutricionista. Além disso, orientador e diretor espiritual.

Portanto, venha lançar sua âncora, viver seu processo de revitalização para depois voltar para o alto-mar com corpo e mente sãs e revigorados!

E aproveite para assistir a nossos workshops gratuitos no canal do YouTube, acesse AQUI!