Blog

Centro Âncora: Quem é o ancorino?

01/11/2023

Centro Âncora: Quem é o ancorino?

O Centro Âncora é uma casa de acolhida, uma obra que nasceu da Vontade de Deus, criada para amparar exclusivamente sacerdotes, religiosos e religiosas que apresentam sofrimento ou angústia.

Mas de que tipo de angústia ou sofrimento estamos falando?

É isso o que vamos apresentar aqui, enquanto respondemos à pergunta: Quem é o ancorino?

O perfil do ancorino e o seu sofrimento

A Assistente Social do Centro Âncora, Cristiane Peijel, diz que a vida consagrada que busca o Centro Âncora para a revitalização, em sua maioria, demonstra alto nível de cansaço. E esse cansaço é tanto físico quanto emocional. Logo, o ancorino é aquele sacerdote, religioso ou religiosa que precisa de descanso físico e mental, além de desacelerar da rotina diária de trabalhos pastorais.

“Percebemos, ainda, que inicialmente existe uma dificuldade em se ‘desligar’ das responsabilidades e se permitir esse tempo de parada e autocuidado. Mas aos poucos, com o cuidado diário que o Centro Âncora oferece de uma forma bem particular, esses sacerdotes e religiosos acabam por viver esse momento de revitalização com entrega”, ela diz.

Contudo, o perfil do ancorino não está ligado apenas ao cansaço, mas também à saúde emocional. Tendo conhecimento do crescente número de sacerdotes e religiosos que enfrentam transtorno de ansiedade e depressão, o Centro Âncora também está capacitado para oferecer tratamento para esses males.

Portanto, conheça agora como acontece o processo de revitalização no Centro Âncora!

A revitalização no Centro Âncora

Estamos continuamente atentos aos sinais dos tempos e conscientes das dores daqueles que trabalham na construção do Reino de Deus. E por isso o Centro Âncora visa contribuir com a Igreja através da acolhida e revitalização da vida consagrada, a partir de condutas psicoterápicas, bem como com cuidados médicos especializados.

Portanto, temos à disposição dos ancorinos uma equipe técnica transdisciplinar, formada por psicólogos, médicos psiquiatras, nutricionista, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta e assistente social. Além disso, o ancorino ainda conta com a orientação de diretores espirituais e conselheiros, a fim de ter a oportunidade de enriquecimento da sua espiritualidade.

Proporcionamos ao ancorino um ambiente favorável à reflexão e à interiorização pessoal, respeitando as suas necessidades individuais. Aqui no Centro Âncora, nossa equipe está preparada para acalentar as angústias espirituais com cuidado e amor, dentro da fé cristã. Além disso, promover o equilíbrio emocional, estimular e fomentar a saúde psíquica.

Sendo assim, a vida consagrada que chega ao Centro Âncora passa por uma conversa inicial com o médico psiquiatra, psicólogo e seu responsável, que pode ser o bispo ou o superior(a) da sua congregação. Em seguida, já é inserido na rotina da casa e dá-se início ao seu processo de revitalização.

Leia também: Ternura: fonte de cura e reconciliação na vida consagrada

Um tempo de pausa, mas com agenda cheia!

Desde a fundação do Centro Âncora, as atividades foram pensadas e planejadas de forma que se complementam. Portanto, todos os profissionais e colaboradores têm suas importância no processo de revitalização, pois a função de um completa a função do outro. E todos estão unidos ao mesmo propósito: revitalizar a saúde física, mental, espiritual, emocional e psicológica de quem serve ao Reino de Deus.

Contudo, ainda que os sacerdotes, religiosos e religiosas estejam afastados das suas atividades pastorais, eles têm uma agenda cheia dentro do Centro Âncora.

Todas as manhãs acontecem as formações em grupo com um psicólogo, e um dos dias da semana ocorre a direção espiritual.

Além disso, o padre, irmã ou irmão também passa por um atendimento médico semanal e pela terapia individual, que acontece duas vezes na semana. E cada ancorino tem um terapeuta para chamar de seu.

Também há momentos de cuidar do corpo com atividades físicas, que acontecem no período da tarde, sejam aulas de Educação Física ou Pilates.

O Centro Âncora também se preocupa com a alimentação dos sacerdotes e religiosos (as), porque entende a importância que ela tem para a revitalização não só do corpo como também da mente. Portanto, o acompanhamento nutricional individualizado é feito por uma nutricionista quinzenalmente. Além disso, o ancorino recebe formações semanais dentro da temática em grupo, que são conduzidas pela mesma profissional. 

Leia também: A revitalização da vida consagrada no Centro Âncora

O Centro Âncora quer ajudar você!

Se você se identificou com o perfil do ancorino, ou seja, está passando por algum tipo de sofrimento e reconhece que precisa revitalizar sua saúde física, mental, espiritual, emocional e psicológica, conte conosco!

O Centro Âncora conta com 25 suítes preparadas para receber você, além de sala de atendimento médico, sala de atendimento psicológico, quadra de esportes, espaço de Pilates, além da Capela.

Então, venha lançar sua âncora, viver seu processo de revitalização para depois voltar para o alto-mar com corpo e mente sãs e com novas forças, sendo conduzido por Deus.

Assista nossos workshops gratuitos no canal do YouTube, acesse AQUI! Assine o canal e ative o sininho para acompanhar todas as novidades!