Blog

A revitalização da vida consagrada no Centro Âncora

26/10/2023

A revitalização da vida consagrada no Centro Âncora

Cuidar da revitalização da vida consagrada! Talvez essa seja uma necessidade muitas vezes desconsiderada ou esquecida, não por preconceito ou ignorância, mas certamente porque a vida consagrada doa tudo de si e se esquece de si mesma.

De fato, o empenho de tantos homens e mulheres em prol do Reino de Deus é necessário e de um valor inestimável para a vida da Igreja. Contudo, no anseio de fazer tudo por todos, muitas vezes os padres, religiosos e religiosas esgotam não apenas as forças do corpo, como também as forças de sua alma. E muitos acabam doentes, seja no físico ou no emocional, muitas vezes sem nem perceber que precisam de ajuda.

Neste sentido, São Carlos Borromeu já aconselhava os religiosos:

“Exerces cura de almas? Não negligencies por isso o cuidado de ti mesmo, nem dês com tanta liberalidade aos outros que nada sobre para ti. Com efeito, é preciso te lembrares das almas que diriges, sem que isto te faça esquecer da tua”.

Aproveite para ler: Quanto vale a vida de um religioso?

Sinais de que é preciso cuidar da revitalização da vida   consagrada

Casos de ansiedade, depressão ou estresse aumentaram muito em toda a população, principalmente depois do período pós-pandemia. E nesta crescente também estão os padres e religiosos, afinal, diferente do que muitos pensam, a vida religiosa não confere superpoderes aos consagrados.

Mas qual é a causa desse mal entre aqueles que vivem em função do Reino de Deus? Certamente não é falta de fé e confiança em Deus, como o preconceito de muitos diz, nem tampouco é sinal de fraqueza. Possivelmente, seja resultado da própria fragilidade humana, fragilidade que se acentua quando não existe o autocuidado.

E o resultado se mostra de diversas formas: na falta de paciência em lidar com os irmãos de comunidade; em uma tristeza profunda e aparentemente sem motivo; na falta de motivação nos trabalhos pastorais; em frustrações; na sensação de rejeição; no sentimento de culpa; na desconfiança; em impotência diante das crises; em síndromes de pânico; em fugas de responsabilidade; na rejeição a qualquer autoridade; no autoritarismo; e até na dependência de coisas ou pessoas.

Alguns, por indicação de um médico clínico, até procuram a ajuda de um psiquiatra. Então, passam a fazer uso contínuo de medicamentos para dormir e até antidepressivos, mas não buscam tratar a raiz do problema. E, assim, sacerdotes e religiosos estão fadados a ter uma vida não de abundância, como é o desejo de Cristo, mas de morbidez de corpo e de alma.

Mas não basta remediar, é preciso parar e buscar ajuda para enfrentar problemas como depressão e a ansiedade, buscando uma real solução.

Cuide-se para poder cuidar do outro

E foi para isso que surgiu o Centro Âncora, para cuidar da revitalização da vida consagrada, para que ela possa recuperar sua vivacidade e redescobrir a alegria do serviço.

O nome Âncora faz referência ao barco de nossas vidas. Sendo que, de tempos em tempos, é preciso parar para fazer manutenção e depois voltar ao mar. E o processo de revitalização é como o momento de “lançar âncora”, fazendo essa parada para depois retomar o percurso, sendo conduzido por Deus.

Logo, o Centro Âncora é uma casa de acolhida para dar amparo a sacerdotes, religiosos e religiosas que apresentam condição de sofrimento, seja por depressão, ansiedade ou por angústias da alma.

Trata-se de um centro de revitalização do corpo e da alma, com cuidados psicoterápicos, bem como cuidado médico especializado.

DICAS:

Inscreva-se no nosso canal no YouTube para acompanhar conteúdos importantes sobre a revitalização da vida consagrada.

Como o Centro Âncora promove a revitalização da vida consagrada

Para cuidar da vida consagrada, o Centro Âncora conta com uma equipe técnica transdisciplinar, cujo maior chamado é o ministério da revitalização daqueles que trabalham em prol da Igreja.

A equipe é formada por diretores espirituais, conselheiros e profissionais de saúde: psicólogos, médicos, psiquiatras, nutricionista, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta e assistente social. E todo trabalho é supervisionado pela Irmã Adenise Somer, religiosa da Copiosa Redenção, que é a Diretora Presidente do Centro Âncora.

Portanto, o centro disponibiliza: direcionamento espiritual em grupo e individual; terapia de grupo todas as manhãs, além do atendimento individualizado com o psicólogo; atendimento médico semanal; acompanhamento nutricional e bem como alimentação balanceada; atividades físicas conduzidas por um profissional de fisioterapia (pilates) e pela educador físico.

Além disso, há também tempo para leitura, oração e descanso. E o período de estadia no Centro Âncora, para a revitalização da vida consagrada, é de 30 a 90 dias.

Atualmente, estamos com 21 ancorinos (assim chamamos aqueles que tiram um tempo para cuidar de si aqui no Centro Âncora): 12 padres (4 diocesanos e 8 de congregações) e 9 irmãs.

Agora, veja o depoimento de um dos nossos ancorinos:

“Aqui no Centro Âncora, eu vivi uma experiência maravilhosa de reencontro com Deus e comigo mesmo. A convivência, a dinâmica da casa e os profissionais foram de grande ajuda para mim. Eu louvo e bendigo a Deus por ter me proporcionado viver tudo isso. O Âncora é, sem dúvidas, uma inspiração do Espírito Santo. Recomendo que mais padres, religiosos e religiosas possam conhecer essa obra” (Pe. L. da Silva).

Então, se você precisa lançar âncora ou conhece uma vida consagrada que esteja precisando desse autocuidado, entre em contato conosco. Saiba como funciona a admissão no Centro Âncora, AQUI!