Blog
26/08/2024
5 benefícios da terapia para o autoconhecimento
Os benefícios da terapia não estão restritos apenas ao tratamento psicológico para o enfrentamento de problemas da saúde mental. No entanto, muitas pessoas vêem essa prática a partir desses estigmas. Ou ainda, buscam a terapia apenas em momentos de crise, pessoal ou social, e isso dificulta qualquer tipo de resolução.
De acordo com dados recentes, mais de 60% dos brasileiros que fazem terapia começaram durante a pandemia da COVID-19. E, mesmo assim, esse índice representa apenas 5% da nossa população. Assim, apesar de observarmos um crescimento do cuidado com as questões emocionais, muitos ainda não as olham como deveriam.
Muitos negligenciam o potencial transformador do acompanhamento psicoterapêutico. E, nesse sentido, precisamos reconhecer que a terapia colabora de maneira mais assertiva no fortalecimento da saúde mental, por meio do autoconhecimento.
Terapia e autoconhecimento: um caminho para se fortalecer
Como vimos, apesar do indicador parecer baixo, todos os dias milhares de pessoas já buscam um acompanhamento adequado para o autodesenvolvimento. E, seja para melhorar na família ou no trabalho, o importante é se conhecer a fundo para que estejamos bem com a gente mesmo. Esse é um caminho que permite a cada pessoa se fortalecer para lidar com diferentes questões.
Separamos aqui 5 benefícios da terapia que você pode encontrar rapidamente no acompanhamento psicológico e que podem transformar a sua vida religiosa.
1. Fortalecimento da autoestima
Muitas vezes estamos tão envolvidos em nossas atividades que não percebemos a quantidade de problemas que já resolvemos: a verdade é que você já faz coisas boas, apenas não percebe. E isso é uma habilidade extremamente importante que a terapia ajuda a fortalecer. Esse autoconhecimento auxilia a identificar os méritos e as qualidades que temos, mesmo diante das dificuldades.
Assim, aumentar a autoestima se torna um processo suave. Ela permite ver nossas limitações com mais leveza e a entender que elas também fazem parte de quem somos. Logo, a terapia nos ajuda a entender que nossas limitações também participam dos nossos resultados e conquistas.
2. Crescimento da autoconfiança
Com a melhora da autoestima, podemos conhecer melhor a nossa capacidade. E quando identificamos o nosso valor, nossas habilidades e nossas limitações, entendemos o que podemos fazer. É assim que conquistamos outro importante benefício da terapia: esse incremento da autoconfiança.
A autoconfiança nos fortalece contra a armadilha de dar mais importância para a opinião dos outros. Aqui, o terapeuta nos auxilia a alcançar essa confiança em nós mesmos. E isso é uma chave para sermos mais respeitosos com a nossa própria capacidade. Afinal, você não é só defeitos: apenas precisa confiar mais nos talentos que Deus lhe deu.
3. Melhora da tomada de decisões
Quando fortalecemos a autoestima e temos confiança em nossa capacidade, naturalmente tomamos decisões melhores. E é assim que podemos traçar metas mais reais e alcançáveis para enfrentar nossos desafios. Em outras palavras, construímos um olhar mais verdadeiro e sem idealizações para as coisas do dia a dia e sobre como agir no mundo.
É claro, isto é um exercício: precisamos analisar com calma o ambiente, as pessoas e os problemas. Precisamos saber quem somos de verdade e como podemos agir para tomar decisões mais acertadas. E melhorar esse aspecto não é um esforço abstrato: significa decidir com base em uma percepção honesta de si. Mas lembre-se que a segurança da tomada de decisão é construída com o tempo e com empenho.
LEIA TAMBÉM: A importância do autoconhecimento na vida consagrada e sacerdotal
5 dicas para superar a baixa estima
4. Melhora dos relacionamentos
Até aqui, já vimos que os benefícios da terapia são muitos. Mas é inegável que ela proporciona um amadurecimento da maneira como nos relacionamos com os outros. E isso vale para irmãos da família religiosa, amigos, familiares, colegas de trabalho e até mesmo desconhecidos.
Quem chegou até aqui e confia em si mesmo, consegue ordenar melhor os seus afetos. E, por isso, sabe que precisa gostar de si para construir relacionamentos mais equilibrados e duradouros com qualquer pessoa. Isso é fundamental para aprofundar a virtude da temperança e, a partir dela, retribuir o Amor a cada pessoa, na medida que lhe é devida.
5. Fortalecimento da empatia
Por fim, quando nos conhecemos melhor e estamos seguros na relação com os irmãos, é mais fácil ser fraterno com o próximo. Ao se conhecer, ao entender suas habilidades e emoções, ao desenvolver a temperança, podemos constituir uma vida emocionalmente mais saudável. E isso permite perceber melhor o sentimento e o sofrimento dos outros.
Essa habilidade, a empatia, é fundamental para viver em comunidade. E, se você ainda não percebeu, a terapia lhe proporcionou um caminho para ser mais rosto de Cristo para o próximo, de uma maneira mais leve. Afinal, evangelizar não pode ser um fardo que nos sobrecarrega.
Se você chegou até aqui e se interessou por este percurso, venha nos visitar: faça uma experiência de autoconhecimento. O Centro Âncora é uma casa de acolhimento que, mais do que simplesmente tratar questões emocionais, procura fortalecer sua fé. Esperamos você!
Blog
27 de fevereiro de 2023
Sinal de que você precisa de autocuidado: dor de cabeça constante
27 de fevereiro de 2023
Sinal de que você precisa de autocuidado: olho tremendo
27 de fevereiro de 2023
Por que apoiar uma Congregação Religiosa pode ser a melhor decisão para sua vida e sua família
27 de fevereiro de 2023